O que é o pro​jeto?

O Projeto Cacauicultores do Futuro é uma iniciativa do Nestlé Cocoa Plan. Uma formação de curta duração para jovens do Espírito Santo que tenham entre 16 a 29 anos, que estejam inseridos na cadeia produtiva do cacau.
 
Com objetivo de manter ativa a cadeia do cacau preparando o jovem de hoje para sucessão na cacauicultura, com aulas imersivas que percorrem toda a trajetória na ótica de especialistas referências na cacauicultura.

Idealizado pelo Instituto Ampliê, a frente do desenvolvimento do agronegócio brasileiro, surgiu como um projeto de resgate cultural, capaz de trazer à tona valores intrínsecos de uma geração que venceu dificuldades adversas durante os períodos de maior calamidade na história do cacau, ultrapassando fronteiras no qual não se imagina que seria possível.

Assista ao video de lançamento do projeto

Time de especialistas

Com uma vasta experiência na cacauicultura, nosso time de especialistas compartilham a paixão pelo cacau, com atuação ativa no setor e o conhecimento construído ao longo de muitos anos dedicação a cadeia produtiva.

Igor Mota

Gerente Agrícola Cacau - ​Nestlé Cocoa Plan

Rodolfo Clímaco

Gerente Agrícola Café - Nestlé

Thiago Santos

Diretor de Suprimentos e Sustentabilidade - Grupo Barry Callebaut

Mayara Franzin

Supervisora Agrícola Cacau - Nestlé Cocoa Plan

Josias do Amaral Filho

Consultor - Labor Rural

Lucas Calazans

Extensionista Cacau - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper

José Carlos Pompermaier

Metalúrgico e inventor de máquinas de cacau

Stefany Sampaio

Engenheira Agrônoma, Apresentadora de TV e CEO do Instituto Ampliê

Lorena Silva

Engenheira Agrônoma- Desenvolvimento de Projetos - Instituto Ampliê

Paulo Cesar Lima Marrocos

Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira -CEPLAC

Felipe Viella

Fundador da Renature

A Edição Espírito Santo

A primeira Edição do Cacauicultores do Futuro aconteceu na cidade de Linhares, entre os dias 13 a 17 de dezembro com a formação de 35 jovens de várias cidades do estado, dentre eles filhos de produtores ou colaboradores rurais, com idade entre 16 e 29 anos.

1º dia - 13 de Dezembro de 2022

Abertura do projeto Cacauicultores do Futuro e lançamento da Maratona de inovação, com objetivo de desafiar os jovens desenvolverem soluções para os principais problemas presentes na cadeia.

Leia mais 

2º dia  - 14 de Dezembro 2022

O segundo dia foi marcado pela a presença do CEO da Renature, Felipe Villela discutindo as possibilidade e desafios da Cacauicultura regenerativa junto com o panorâma da produção de cacau em áreas tradicionais abordadas por Paulo César Marrocos, Auditor Fiscal da Ceplac.

Leia mais 

3º dia - 15 de Dezembro 2022

Michey Piantavinha, Diretor da Garoto, e a equipe de líderes setoriais da fábrica receberam os jovens para uma dia de imersão nos processos de produção do chocolate e a trajetória da marca com visita ao museu.  

Leia mais 

4º dia - 16 de Dezembro 2022

Mayara Franzin, Supervisora Agrícola Cocoa Plan, abriu o penúltimo dia falando sobre a cadeia de valor do cacau, seguida pela Adriana Reis, Gerente de Qualidade do CIC, abordando os caminhos do plantio ao chocolate. 

Leia mais 

5º dia - 17 de Dezembro 2022

Último dia do projeto Cacauicultores do Futuro com visita a fazenda Três Marias para acompanhar os processo de revitalização, fermentação e secagem com Stefany Sampaio, abordando a modernidade dentro da porteira.

Leia mais 

Resultados Alcançados

Capacitação técnica direta ao produtor rural e seus colaboradores

Capacitação técnica com profissionais renomados para 35 jovens filhos de produtores a incorporarem novas tecnologias e se manterem no campo desenvolvendo culturas.

Integração da cadeia produtiva no Estado do Espírito Santo

Aproximação dos jovens filhos de produtores e colaboradores rurais do agronegócio da Cacauicultura, pesquisadores, técnicos.

Sustentabilidade da cadeia produtiva do Cacau

Fortalecimento da sustentabilidade dentro da cadeia produtiva do Cacau, abordado durante os módulos, foi possível demonstrar como produzir cacau de qualidade alinhado com a sustentabilidade.

Produtividade e o retorno econômico da cultura

Fomento de boas práticas agrícolas com objetivo de aumentar a eficiência de sua produção e a qualidade de seu cacau, aumentando seu retorno econômico.

Módulos

A formação dos Cacauicultores do Futuro acontecere em cinco módulos:

1º: Entendendo o que temos nas mãos

Com foco na valorização da própria família produtora, entendimento sobre o que é sucessão e as oportunidades que existem no meio rural

2º: Entendendo a agricultura regenerativa e agricultura de baixo carbono

Com foco na conceituação de termos e mostrar as possibilidades dentro do que já temos implantado

3º: Conhecendo a Fábrica de Chocolates Garoto

Com foco na visita à Fábrica e Museu de chocolates Garoto

4º: Desmistificando a cacauicultura 

Com foco na conceituação da cultura e aspectos técnicos

5º: Mercado e Possibilidades

Com foco no beneficiamento de cacau e caso de sucesso